terça-feira, janeiro 23, 2007

Arnaldo e os grandes portugueses - #3 - D. Afonso Henriques

A personalidade que hoje é destacada é Dom Afonso Henriques, aquele que foi o último rei espanhol que criou uma nação chamada Portugal.

Filho de Henrique Henriques e de D. Teresa, Dom foi o primeiro português que conseguiu ser chamado pelos dois nomes, sendo o primeiro mais adequado a um filho de um sonoplasta. O último português que tem um nome assim a cair pró rídiculo é Tim, dos Xutos.

O parto de Dom Afonso foi muito complicado. De acordo com D. Teresa,”diziam que isto o que custava era a cabeça e o resto é pescoço é mentira. Nunca tiveram um filho que já viesse com armadura e, sobretudo, escudo e espada. Quando sai da maternidade até parece que tinha levado uma tareia do meu filho…” in Memórias de uma mãe que foi parir a Espanha.

Afonso teve uma infância normal, rodeada dos seus dois amigos Egas Moniz e Paio Mendes, este apelidado carinhosamente como “meu fiambre verde”.

Os passatempos de Afonso eram jogar Sims (onde conseguiu chegar ao último nível criando mesmo um reino entre as personagens virtuais) e ler as revistas del corazón espanholas. Na escola Dom Afonso era um aluno mediano, com graves dificuldades a História e Geografia.

Arnaldo teve acesso à conversa entre D. Afonso Henriques e o seu amigo Egas Moniz, na altura em que o primeiro decide criar um país….

D. Afonso – Egas…
Egas – Diz Becas (apelido carinhoso como era conhecido D. Afonso desde o tempo do Externato S. Mamede)
D. Afonso – Pá…tive nega a História….
Egas – Fosga-se…mas o teste era canja….A matéria ia só até ao século XI….
D. Afonso – Mas sabes qual é o problema? E que também tive nega a Geografia….
Egas – Bem….a tua cota quando souber….
D. Afonso – Sabes….estou a pensar sair da escola e fazer eu próprio a minha história e a minha geografia….eu decidir que nome tem cada serra, cada rio, cada cidade….Egas….quero ser rei….quero aparecer nas revistas do social na minha casa de campo….quero ter o meu próprio país….
Egas – Porreiro Becas…E que nome teria esse país?
D. Afonso – Ainda não sei…
D. Teresa – DOM AFONSO….vai levar o cão à rua.
D. Afonso – Egas, vem comigo passear o Portugal e continuamos a falar ….



Photobucket - Video and Image Hosting

Depois de muito lutar com mouros, Afonso Henriques fundou um país que começou por ser chamado de Poupas, em homenagem ao seu canário. Com a morte deste, decidiu mudar para PORTUGAL.

D. Afonso Henriques conquistou várias cidades nomeadamente Azul e Bacalhau, cidades essas que passaram a ser designadas por Santarém e Lisboa, após o exame da 4ª classe de D. Afonso Henriques sobre o seu próprio país. No fim de contas ele é que mandava agora.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial